GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS

Secretaria de Estado da Casa Civil

DECRETO Nº 9.563, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2019.

 

Altera o Decreto nº 9.396 , de 5 de fevereiro de 2019, que regulamenta a avaliação especial de desempenho do professor em estágio probatório, do quadro do Magistério Público Estadual, nos termos da Lei nº 13.909, de 25 de setembro de 2001 .

O GOVERNADOR DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de suas atribuições constitucionais e legais e tendo em vista o que consta do Processo nº 201900005015424,

D E C R E T A:

Art. 1o O Decreto no 9.396 , de 05 de fevereiro de 2019, que regulamenta a avaliação especial de desempenho do professor em estágio probatório, do quadro do Magistério Público Estadual, nos termos da Lei no 13.909 , de 25 de setembro de 2001, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 1o ........................................................

.....................................................................

§ 2o .............................................................

.....................................................................

IV – ciclo de apreciação do desempenho: constituído pelo período de preenchimento dos formulários de registro de aferição do desempenhoindividual do professor no cargo para o qual foi nomeado, realizado pelo diretor e pelo coordenador, bem como por ele mesmo, até o 3o dia dos meses de novembro e maio e pelo período de avaliaçãode desempenho do professor em estágio probatório, efetuado pelaCAEDP, durante os 10 (dez) dias subsequentes ao período dos registros de aferição do desempenho individual do professor;

.......................................................................

Art. 4º ............................................................

.......................................................................

§ 4º Caso o professor esteja na fruição de algum afastamento ou licença durante o ciclo de apreciação do desempenho que não suspenda o estágio probatório, mas o impossibilite de preencher o formulário de aferição (Anexo IV), a Comissão de Avaliação Especial de Desempenho do Professor – CAEDP fará sua avaliação tendo como subsídio os registros de aferição dos demais informantes (Anexo I – diretor e Anexo II – coordenador pedagógico).

......................................................................

Art. 12. O registro dos dados relativos ao desempenho do professor no cargo para o qual foi nomeado será efetuado pelo(s) diretor(es) da(s) unidade(s) escolar(es); pelo coordenador pedagógico ou equivalente da escola ou turno em que o professor tenha mais turmas moduladas; e pelo próprio professor em estágio probatório.

§ 1o O registro de aferição será realizado pela aplicação dos formulários e apurado por meio eletrônico (Anexos I, II, e IV).

....................................................................

Art. 14. .......................................................

....................................................................

III – revogado.

....................................................................

Art. 20. ........................................................

VIII – revogado.

.....................................................................

Art. 24. .........................................................

XXI – revogado.

......................................................................

Art. 27. .........................................................

VI – revogado.

......................................................................

Art. 28. Revogado.” (NR)

Art. 2o Fica revogado o Anexo III do Decreto no 9.396/2019 e o Anexo V passa a vigorar no modelo anexado a este decreto.

Art. 3o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos ao ciclo de avaliação de abril a setembro de 2019.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS, em Goiânia, 22 de novembro de  2019, 131o da  República.

RONALDO RAMOS CAIADO

(D.O. de 22-11-2019) - Suplemento
(D.O. de 26-11-2019) - Suplemento

 

PUBLICA-SE NOVAMENTE, PARA ACRÉSCIMO DE ANEXO.

 

ANEXO V
AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DO PROFESSOR

AVALIAÇÃO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DO PROFESSOR

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Professor: CPF : Endereço:
Cargo: Fone: E-mail:
Unidades Escolares: Diretor(es):  Coordenador(a) Pedagógico(a):
Etapa de Avaliação: Órgão/ Entidade /Lotação:
Quantidade de dias de efetivo exercício na etapa: Município:
Interstício Avaliatório:____/____/____  a  ____/____/_____ Quant. meses de efetivo exercício no EP:
Relator(a) da avaliação anterior: esta linha só aparecerá a partir da 2ª etapa, para que o presidente da CAED faça o rodízio de avaliadores em torno do avaliado. Esta linha só deverá aparecer na interface dos membros da Comissão.
Relator(a):

REQUISITOS

CONCEITO

QUESTÕES

DIRETOR(ES)

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

PROFESSOR

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

Grau Verificado

Justificativas / Evidências por Grau Verificado

Grau Verificado

Justificativas / Evidências por Grau Verificado

Grau Verificado

Justificativas / Evidências por Grau Verificado

Grau Verificado

Justificativas / Evidências por Grau Atribuído

Peso

Pontos

Total dos Pontos por Requisito

Percentual dos Pontos Atribuídos

INICIATIVA

Iniciativa é a qualidade do professor que, no exercício do cargo, se antecipa na proposição de ideias e na realização de atividades, predispondo-se a assumir responsabilidades e desafios.

Apresenta alternativas de melhorias operacionais e técnicas para a execução do trabalho?                

1

     
Demonstra atitude proativa em propor soluções e apoio necessário aos estudantes que precisam de ajuda e/ou diagnóstico especializado?                

1

     
Busca solucionar os problemas que estão ao seu alcance de modo rápido e autônomo?                

1

     
 

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ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE

Assiduidade e pontualidade são as qualidades do professor que, de acordo com a frequência aplicável às suas funções, comparece ao local de trabalho onde desempenha as suas atribuições e aos eventos relacionados nos horários estabelecidos de acordo com sua jornada de trabalho. comparecimento e permanência diária do professor no seu local de trabalho                

1,5

     
saldo de horas de atraso ou de saída antecipada dentro do ciclo de avaliação)                

1,5

 
 

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RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Relacionamento interpessoal é a qualidade do professor que mantém formas saudáveis de interação com estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar. Trata a equipe escolar, estudantes e o(a)(s) responsável (eis) pelos estudantes  com cortesia, urbanidade e atenção, independentemente do nível hierárquico, profissional ou social?                

1

     
Suas atitudes ajudam a manter o equilíbrio emocional da comunidade escolar?                

1

 
Apresenta capacidade de agir com integridade, honestidade e respeito à equipe, estudantes e demais membros da comunidade escolar?                

1

 
Os informantes do desempenho desse(a) profissional indicaram a necessidade de intervenção da Administração para solucionar o desempenho abaixo do esperado: (    ) SIM    (    ) NÃO
 

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COMPROMETIMENTO COM O TRABALHO

Comprometimento com o trabalho é a responsabilidade com a qualidade da atividade docente e o envolvimento do profissional da educação para o alcance dos objetivos, ações e resultados significativos da educação, com possibilidade de avaliação e reavaliação dos aspectos a serem melhorados nos princípios e práticas didáticas e curriculares. Utiliza todo o tempo da aula com criatividade e/ou adapta as aulas planejadas, usando suas habilidades e esforços em benefício da aprendizagem dos estudantes?                

1

     
Atua de forma responsável com o trabalho, empenhando-se na superação de desafios e produzindo resultados positivos?                

1

     
Envolve todos os estudantes em tarefas e trabalhos colaborativos, fazendo-os se sentirem ativos no aprendizado e solucionadores de problemas?                

1

     
Os informantes do desempenho desse(a) profissional indicaram a necessidade de intervenção da Administração para solucionar o desempenho abaixo do esperado: (    ) SIM (    ) NÃO

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EFICIÊNCIA

Eficiência é a qualidade do professor que, consideradas as condições de trabalho oferecidas, planeja e executa aulas com estratégias diversificadas para ensinar, mantendo a atenção dos estudantes por meio de domínio do conteúdo e gestão de sala de aula, propondo atividades e avaliações que estimulem o senso de corresponsabilidade, iniciativa e concentração, garantindo que ocorra, de modo eficaz, o processo de ensino-aprendizagem Planeja de modo alinhado aos padrões curriculares e expectativas de aprendizagem previstas, com foco nas habilidades e competências esperadas?                

1

     
Planeja avaliações diagnósticas, formativas e somativas para monitoramento contínuo do aprendizado dos estudantes e adequação das suas práticas de ensino?                

1

 
Utiliza estratégias diversificadas direcionando suas ações para um trabalho de excelência, produzindo o melhor resultado, com o emprego dos recursos disponíveis?                

1

 
Tem profundo conhecimento teórico e prático do componente curricular que ensina e consegue responder os questionamentos dos alunos com clareza?                

1

 
Expõe os conteúdos com linguagem apropriada, segurança e propriedade, independentemente do nível de complexidade ?                

1

 
Mostra aos estudantes exatamente o que se espera deles, mantendo uma rotina de sala de aula?                

1

 
Acompanha a compreensão, esclarece pontos que geraram dúvidas e dá retorno construtivo para seus estudantes buscando a recuperação contínua?                

1

 
Está sempre alerta e consegue lidar de maneira autônoma com a indisciplina?                

1

 
Os informantes do desempenho desse(a) profissional indicaram a necessidade de intervenção da Administração para solucionar o desempenho abaixo do esperado: (    ) SIM    (    ) NÃO

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Registro dos episódios relevantes na vida funcional do(a) professor(a):
 
 

TOTAL ================>

 

Comissão de Avaliação Especial de Desempenho do Professor

MEMBROS

Data e Hora:

Membro 1

   

Membro 2

   

Membro 3

   

Ciência do resultado da Avaliação Especial de Desempenho pelo Professor

Professor:

  Data e Hora:
     
LEGENDA    

Escala

Assiduidade (comparecimento e permanência diária do professor no seu local de trabalho) Pontualidade (saldo de atrasos ou de saídas antecipadas dentro do período de seis meses). O sistema deverá calcular proporcionalidade nas circunstâncias em que o professor for avaliado com períodos inferiores a seis meses.      
Nunca 1-acima de doze faltas 1-acima de 18 horas de atrasos ou saídas antecipadas      
Raramente 2-de oito a doze faltas 2-até 18 horas de atrasos ou saídas antecipadas  
Às vezes 3-de quatro a sete faltas 3-até 12 horas de atrasos ou saídas antecipadas  
Frequentemente 4-de uma a três faltas 4-até 6 horas de atrasos ou saídas antecipadas  
Sempre 5-nenhuma falta 5-sem atrasos ou saídas antecipadas  

Este texto não substitui o publicado no D.O. de 22 e 26-11-2019 - Suplemento.